Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

mercredi, 03 décembre 2008

Pena e Espada

Lista de novidades no Pena e Espada,
o "combate pelas ideias em forma de blog",
por Duarte Branquinho.


27/11/2008

Céline regressa em português A Ulisseia traz Céline de volta ao panorama editorial português, com uma nova edição de "D'un château l'autre", desta vez com o título "Castelos Perigosos" e com tradução de Clara Alvarez.



Continuar a ler: http://penaeespada.blogspot.com/2008/11/cline-regressa-em-portugus.html

21/11/2008

Dualidade de critérios Processo
Imperdível o post d'A Cidade do Sossego sobre o que os media poderiam chamar "processo do PSD", ou seja a detenção de Oliveira e Costa, se utilizassem os mesmos critérios do dito "processo dos nacionalistas" do ano passado.

Cartaz
O Corcunda fala do cartaz do BE com a mensagem "O Governo protege os banqueiros. E quem protege as pessoas?", um claro crime de ódio, dada a atitude discriminatória, e aguarda a actuação de Sá Fernandes. Eu vi um cartaz igual em Entrecampos e lembrei-me do recorrente argumento "anti-racista" de "não se pode dizer ciganos e portugueses, porque os ciganos são portugueses". Mas quando são os "donos da verdade" a dizer que os banqueiros não são pessoas, tudo bem...

http://penaeespada.blogspot.com/2008/11/dualidade-de-critrios.html

20/11/2008

«La Nouvelle Revue d'Histoire» n.º 39

Está nas bancas o número 39 de «La Nouvelle Revue d'Histoire», cujo tema é "1918 A grande ilusão". No editorial intitulado "Os equívocos do nacionalismo", o director conclui: "De Paris a Berlim e mesmo até São Petersburgo, o nacionalismo de detestação substituiu o antigo patriotismo carnal, o sentimento interior e forte de identidade. Sentimento que fazia ainda Voltaire dizer em 1751 que a Europa formava uma espécie de República partilhada em vários Estados, mas tendo todos os mesmos princípios, desconhecidos nas outras partes do mundo".



 

 

 

 

~~~~
A norma do caos

Há muito de autobiográfico em "O Pintor de Batalhas". Neste romance que é uma reflexão profunda e intensa, Arturo Pérez-Reverte conta a história de André Faulques, um fotógrafo de guerra que se refugiou numa torre de vigia do século XVIII à beira do Mediterrâneo, onde, solitário, pinta um grande fresco na sua parede. A troca da câmara fotográfica pelos pincéis tem uma razão, que é o mote deste livro: "Se, como defendiam os teóricos da arte, a fotografia recordava à pintura o que esta nunca devia fazer, Faulques tinha a certeza de que o seu trabalho na torre recordava à fotografia o que esta era capaz de sugerir, mas não de conseguir: a vasta visão circular, contínua, do xadrez caótico, regra implacável que governava o acaso perversoa ambiguidade do que governava o quê não era em absoluto casualdo mundo e da vida. Aquele ponto de vista confirmava o carácter geométrico dessa perversidade, a norma do caos (...)".
Continuar a ler: http://penaeespada.blogspot.com/2008/11/norma-do-caos.html


Blog em destaque:

A Cidade do Sossego -- http://acidadedosossego.blogspot.com/

--

Esta é a mailing list do blog Pena e Espada. Se não quiser voltar a recebê-la envie uma mensagem com o título "retirar" para penaeespada@gmail.com.
--
http://penaeespada.blogspot.com/


00:15 Publié dans Blog | Lien permanent | Commentaires (0) | Tags : portugal, sites, blogosphère | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook

Les commentaires sont fermés.